Modificação em Joystick
Aumentando a precisão de um joystick para simular voos em simuladores de voo
Como um bom apreciador de simuladores de voo que sou, zelo bastante pelo realismo e imersão dentro dos simuladores de voo. De forma a aumentar a precisão e sensação de realismo ao pilotar um aeronave no computador, decidi por adquirir um SAITEK Pro Flight Yoke
. Percebi que o mecanismo interno do Joystick era composto por molas, de modo que ao soltar os comandos a força elástica das molas fazia com que os comandos voltassem para o centro. No entanto acho bastante bruto esse movimento e pouco realista. Visando buscar uma maior fluidez nos comando, encontrei em fóruns gringos uma modificação para esse Joystick da saitek. Consiste em remover as molas, e substituir por elásticos, aqueles que usamos para prender folhas, ou coisas do dia-dia. Não satisfeito na modificação, decidi mudar a resolução dos comandos. Basicamente um joystick funciona da seguinte maneira.
Um potenciômetro é acoplado aos eixos do controle para capturar os movimentos de empurrar o joystick (arfagem da aeronave) e girar o joystick (rolagem da aeronave). Dessa maneira ao variar o cursor do Joystick o potenciômetro varia sua resistência interna e através de um conversor analógico digital(ADC) transforma essa variação de resistência elétrica em tensão que é lido pela placa do Joystick. Quanto maior a resolução do ADC maior a precisão de movimento terá o joystick.
Por exemplo, um joystick que possui uma placa com ADC de 10 bits possui $ 2^{10} =1024$ passos de resolução, enquanto que $ 2^{12}=4096$ passos. Ou seja ele captura pequenos movimentos no eixo do joystick tornando-o mais preciso nos controles. O esquema de ligação dos potenciômetros na placa é de certo modo bastante simples , basta observar a imagem que é bastante institutiva . Temos três pinos na saída do potênciomêtro:
1- GND
2- Sinal
3- Positivo
Devemos ligá-los nos terminais da placa Leobodnar conforme imagem. Após isso basta ligar o joystick na entrada usb do seu pc por uma cabo USB A to B, usado em impressoras antigas, comumente encontrado em lojas de TI. O cabo USB fornecerá a alimentação 5V para placa e fará a comunicação entre os potenciômetros e o PC.
Esquema de ligação dos potenciômetros na placa
Identificação dos potênciômetros no Joystick
Representação dos eixos na pinagem da placa
A seguir deixo o video exemplificando os processos descritos acima, e o movimento de controle do Joystick.
Funcionamento e mecanismo de movimentação do Joystick com a placa 2BU0836A

